Os casos mais comuns das chamadas práticas abusivas por parte das companhias aéreas são:
1 – Cancelamento de voo
O cancelamento de voo pode ocorrer por diversos motivos e na grande maioria dos casos há prejuízos e transtornos ao passageiro. Situações assim são passíveis ação com pedido de indenização de danos morais e materiais.
2 – Atraso de voo e perda de conexão
Um atraso de voo, sobretudo seguido de perda de conexão, pode trazer transtornos ao passageiro. A companhia deve fornecer assistência material de acordo com o tempo de espera no aeroporto. Mesmo assim, se passar das 8 horas de espera, o passageiro pode buscar a Justiça para entrar com ação e pedido de indenização. Isso vale para voos de ida e volta.
3 – Extravio de bagagem
Chegar ao destino e não encontrar as malas na esteira é, sem dúvidas, uma situação bastante constrangedora. Nesses casos, a companhia tem o dever de procurar as bagagens perdidas.
De acordo com o tempo de busca e devolução, configura-se extravio de bagagem temporário ou perda definitiva e ambos os casos são passíveis de ação na Justiça pela defesa dos direitos do consumidor.
4 – Overbooking
Mesmo com os bilhetes aéreos em mãos, há casos em que o passageiro é impedido de entrar na aeronave. Este é o chamado overbooking, em que a companhia vende mais passagens do que o número de assentos no avião, uma prática abusiva, que viola os direitos do consumidor, sendo passível de ação na Justiça.
Sofreu algum desses problema no seu voo? Envie o seu caso, conte a sua história e envie as provas!!
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